Perguntas Frequentes

Onde são Negociadas as Ações da americanas sa?

As ações da americanas sa são negociadas no Brasil, Bolsa, Balcão (B3) sob o código “AMER3” sendo do segmento de listagem “Novo Mercado”, nível mais elevado de práticas diferenciadas de governança corporativa.

O que significa a americanas sa ser listada no Novo Mercado? Quais são as vantagens e direitos das nossas ações?

Para mais informações sobre o Novo Mercado, clique aqui.

Quais são os direitos das ações da americanas sa?
  • Direito de voto nas Assembleias Gerais da Companhia;
  • Direito ao dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, equivalente a 25% do Lucro líquido ajustado nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações;
  • Em caso de alienação, direta ou indireta, a título oneroso do controle da Companhia, tanto por meio de uma única operação, como por meio de operações sucessivas, direito de alienação de suas ações nas mesmas condições asseguradas aos Acionistas Controladores alienantes (tag along de 100% do valor das ações);
  • Em caso de cancelamento do registro de companhia aberta ou de cancelamento de listagem no Novo Mercado da B3, direito de alienação de suas ações em oferta pública a ser lançada pelos Acionistas Controladores, pelo seu respectivo valor econômico apurado mediante elaboração de laudo de avaliação por empresa especializada e independente, com experiência comprovada e escolhida pela assembleia de Acionistas titulares de ações em circulação a partir de lista tríplice apresentada pelo Conselho de Administração, sendo que os custos de elaboração do referido laudo deverão ser integralmente suportados pelos Acionistas Controladores, e;
  • Para informações sobre aquisição acima de 20% das ações, consulte o artigo 37 do Estatuto Social neste link aqui;
  • Todos os demais direitos assegurados às Ações, nos termos previstos no Regulamento do Novo Mercado da B3, no Estatuto Social da americanas sa e na Lei das Sociedades por Ações.
Como faço para comprar e vender ações?

A negociação deve ser feita através de corretoras, que realizam as ordens de compra e venda na [B]³. Para informar-se sobre os bancos ou corretoras cadastradas na B3 acesse a página (http://www.b3.com.br).

Você também pode negociar ações via Internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora da Bovespa que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via Internet.

Existe direito de venda por concentração acionária?

Sim. O Estatuto Social da americanas sa contém disposição que tem o efeito de evitar a concentração de suas ações nas mãos de um grupo pequeno de investidores, de modo a promover uma base acionária mais dispersa.

Quem é o escriturador das ações da americanas sa?

Itau Unibanco S.A.
Endereço: Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha 100, Parque Jabaquara, São Paulo, SP. CEP: 04344-902
Telefone: (11) 2797-4515
Fax: (11) 2797-4075

Como posso obter informações em relação aos meus diretos acionários, como pagamento de dividendo e JCP?

Como as ações da americanas sa estão registradas sob a forma escritural junto ao Itaú Unibanco S.A., como depositário, qualquer transferência de ações deve ser feita mediante lançamento em seus livros, com débito na conta de ações do cedente e crédito na conta de ações do cessionário. Quando as ações são compradas ou vendidas na B3, a transferência é efetuada nos registros da instituição depositária pelo representante de uma corretora ou pelo sistema de custódia da bolsa de valores. A B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, através da Central Depositária, possibilita aos investidores consultar suas posições e movimentações de ativos em custódia e solicitar pesquisas de dados históricos. Cada acionista será inscrito no registro de acionistas mantido pela bolsa, sendo tratado da mesma forma que os demais acionistas registrados.

Os acionistas deverão manter atualizados seus dados cadastrais junto ao Itaú Unibanco (banco escriturador), a fim de garantir a plenitude do exercício dos seus direitos, bastando para tal dirigir-se a qualquer agência do Itaú com os documentos apropriados. Os investidores que possuem os dados bancários atualizados no cadastro, sejam correntistas Itaú ou de outros Bancos, recebem automaticamente os proventos deliberados na data de início de pagamento estipulada pela americanas sa, inclusive sendo notificados por meio do “Aviso de Crédito de Proventos Escriturais”, o qual especifica todos os dados do evento creditado. Caso os investidores não possuam dados bancários, os proventos ficam à disposição a partir da data de início de pagamento estipulada pela empresa, devendo o investidor procurar uma agência do Itaú para recebimento, acompanhado de todos os documentos de identificação e do “Aviso para Recebimento de Proventos de Ações Escriturais”, o qual foi notificado.

Como obter o informe de rendimentos?

O banco escriturador das ações da americanas sa é o Itaú Unibanco e ele é o responsável pelo envio do informe de rendimentos para IR. O investidor poderá obter os informes de rendimentos de ações, através do Portal de Correspondências Digitais.
Acesse o Portal: https://correspondenciasdigitais.com.br/login e preencha os dados em “Primeiro Acesso”.

Como e Onde a americanas sa Divulga suas Informações?

Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado da americanas sa são divulgados de maneira simultânea na CVM/Bovespa e no website de relações com investidores da Companhia (www.b2wdigital.com).

As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente nos jornais “Valor Econômico – Edição Nacional e Diário Oficial do Estado de São Paulo”. Demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis no site de RI da americanas sa (www.b2wdigital.com). Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da Bolsa de Valores de São Paulo (www.bmfbovespa.com.br) e Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br).

Como Posso Contatar a Área de Relações com Investidores?
Existe direito de venda por concentração acionária?

Sim. O Estatuto Social da americanas sa contém disposição que tem o efeito de evitar a concentração de suas ações nas mãos de um grupo pequeno de investidores, de modo a promover uma base acionária mais dispersa. Para mais informações, clique aqui.